Sample Sidebar Module

ALTERER EM Sample Sidebar Module....This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

ALTERAR EM Sample Sidebar Module is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS AUTOCONSUMO

(+351) 211 340 210    Seg - Sex: 9h - 18h

 commercial 3

  

 

O QUE É O AUTOCONSUMO 

O autoconsumo é o recurso a painéis solares fotovoltaicos para produção de energia para consumo próprio, sem recurso a baterias.

As UPAC (Unidades de Produção de Auto Consumo) estão acessíveis a todas as entidades (particulares e empresas) sendo reguladas pelo Decreto-Lei nº153/2014 de 20 de Outubro.

 

 

COMO FUNCIONA
Ao contrário do sistema isolado, o autoconsumo pode ou não estar ligado á rede eléctrica nacional. A finalidade do autoconsumo não é o cliente ficar independente da rede mas sim, reduzir o mais possível a sua factura de energia. Um sistema de autoconsumo bem projectado tem de levar em linha de conta a relação energia produzida vs energia consumida pelo cliente.


Se a relação passar os 100% o sistema pode estar sobredimensionado. Tem sempre a solução de efectuar um contrato de venda da energia mas a tarifas reduzidas (valores inferiores aos da compra em cerca de 50%), se a potencia instalada for superior a 1500Wp.


Quanto mais esta relação se aproximar dos 100%, menor o excedente produzido.


Se a relação for muito inferior aos 100%, o sistema pode estar subdimensionado. Neste caso, o cliente está a consumir tudo o que produz. É uma solução boa para o cliente que, não tendo capacidade financeira para ter a solução ideal, quer ter uma solução mais económica que também lhe baixe a factura de electricidade. Assim sendo, o cliente nesta situação pode escolher quanto quer poupar na sua factura.


Por exemplo, se na situação ideal o cliente poupa 50% na factura de electricidade, o cliente pode querer saber qual o investimento para poupar 40%, ou 35% ou 30%,….O cliente escolhe o seu grau de autonomia.

 

 

ENQUADRAMENTO LEGAL
As UPAC têm um enquadramento legal especifico consoante a potencia contratada e instalada.
Em relação à potencia contratada, a mesma tem de ser maior que a potencia instalada e o consumo anual da instalação tem de ser superior á produção anual da UPAC.

 


Em relação à potência instalada, a mesma segue os seguintes critérios:


- Para instalações menores que 1500W e maiores que 200W:
O registo da instalação requer uma mera comunicação prévia, no site da DGEG, (www.dgeg.pt => Áreas Setoriais => Energia Eléctrica => Registo de Unidades de Produção (SERUP)).

Está isento de taxas de registo e de Seguro de Responsabilidade Civil.

 

 

- Para instalações maiores que 1500W e menores que 1MW:
Tem de efectuar um registo da instalação, no site da SERUP, e emissão de certificado de exploração. Existe pagamento de taxas de registo.
Há uma remuneração do excedente produzido sendo necessário ter um equipamento com telecontagem e um comercializador de ultimo recurso.
É exigido, neste caso, Seguro de Responsabilidade Civil.

 

 

- Para instalações maiores que 1MW:
Neste caso terá de obter uma licença de exploração com o pagamento de taxas de registo. A remuneração do excedente será definida com o comercializador de energia com quem tenha contrato. Neste caso também terá de ter equipamento com telecontagem.
É exigido, também neste caso, Seguro de Responsabilidade Civil.

 

 

 VANTAGENS DO AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO:

- Promove a produção de energia solar num ponto próximo ao consumo e portanto reduz as perdas.


- Incentiva a produção de energia renovável, ou seja, democratiza a produção de electricidade e permite a entrada no mercado de novos actores o que faz com que aumente a concorrência e baixem os preços. Além disso, acaba com o monopólio de algumas empresas produtoras de energia eléctrica.


- Dinamiza a indústria solar fotovoltaica, outorgando um crescente protagonismo a empresas portuguesas durante toda a cadeia de valor.


- Promove a criação de emprego e contribui para a formação e o desenvolvimento dos recursos locais.

 

 

1º PORQUE O PREÇO DA ENERGIA FICA SIGNIFICATIVAMENTE MAIS BARATO
No gráfico a baixo verificamos que o preço por kWh produzido para um investimento em equipamento solar a 15 anos, período bastante inferior à expectativa de vida do equipamento fotovoltaico (estimado em 25 anos), é bastante inferior ao preço que hoje pagamos pelo kWh comprando à rede. Na realidade é cerca de metade.


Tendo em conta o aumento médio da tarifa energética nos últimos 10 Anos, cerca de 3%, e sendo expectável que este se mantenha futuramente, ao 15º ano estaremos a produzir energia a um preço 5 vezes inferior ao preço de compra à rede.

 

 

2º PORQUE É UM BOM INVESTIMENTO FINANCEIRO
As rentabilidades são muito superiores às de um banco podendo chegar aos 30% ao ano dependendo da tarifa contratada e do tamanho do sistema fotovoltaico. O retorno do investimento situa-se entre os 3 e os 6 anos, dependendo da tarifa contratada.

 

 

DEIXA DE SER NECESSÁRIO CONSUMIR ENERGIA DO FORNECEDOR?
Não. Tal como exemplificado na imagem à esquerda num sistema produção fotovoltaica bem dimensionado para o seu perfil de consumo apenas irá produzir parte da energia total necessária ao consumo, a outra parte continuará a ser adquirida à rede.


Este tipo de sistemas terão de estar sempre ligados à rede para fazer face a alturas onde não é possível produzir energia suficiente para as necessidades.

 

 

O QUE ACONTECE SE PRODUZIR MAIS ENERGIA DO QUE CONSUMO?
O excedente de produção pode ainda ser injectado na rede mas a tarifas muito reduzidas, ao contrário do que acontecia com os programas micro e miniprodução. Na prática o verdadeiro interesse do sistema de autoconsumo está em reduzir ao máximo a compra de energia à rede

 

 

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE AUTOCONSUMO PARA EMPRESAS
A principal limitação no dimensionamento do sistema fotovoltaico é o consumo energético do cliente, enquanto a rentabilidade é determinada pela tarifa contratada com o fornecedor de energia.
Por este motivo é fundamental o cliente fornecer um conjunto de 6 facturas de electricidade para podermos dimensionar o sistema para o seu caso concreto.

 

 

RESTRIÇÕES:


Legais:


- O tamanho do sistema fotovoltaico tem de ser inferior à potência contratada

 

- O total de produção fotovoltaica não pode ser superior ao consumo anual total de energia

 


Financeiras:


- O valor pago pelo kWh injectado na rede é inferior a 50% do valor do kWh que deixamos de adquirir.


Com base nas restrições existentes, o dimensionamento ideal para um sistema de autoconsumo deve simultaneamente obedecer às restrições legais bem como garantir que toda a produção é canalizada para o consumo, tal como exemplificado no gráfico abaixo.

 

 

COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA AUTOCONSUMO 

 

- Modulo solar fotovoltaico


- Micro-inversor ou inversor (consoante a potência da unidade de produção)


- Interface SMA Multigate


- Contador de UPAC


- Contador bidireccional

Pedir para ser contactado:


A SUA INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA COMEÇA AQUI:

OS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS PARA AUTOCONSUMO ENERGÉTICO PERMITE REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE A SUA FACTURA ENERGÉTICA

542066 0

A QUEM SE DESTINA O AUTOCONSUMO

OS SISTEMAS DE AUTOCONSUMO ESTÃO DISPONÍVEIS A PARTICULARES E EMPRESAS.

CONTUDO A POUPANÇA GERADA POR ESTE TIPO DE SISTEMAS FAVORECE O TIPO DE CLIENTE QUE FAÇA MAIOR UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS DURANTE O PERIODO SOLAR.

QUANTO TENHO DE INVESTIR PARA INSTALAR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA AUTOCONSUMO ENERGÉTICO?

A DECISÃO DO MONTANTE DE INVESTIMENTO É UMA DECISÃO QUE CABE INTEIRAMENTE CLIENTE FACE SUA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA, ESPAÇO DISPONÍVEL PARA INSTALAÇÃO E NECESSIDADES ENERGÉTICAS.

A POUPANÇA OBTIDA É DIRECTAMENTE PROPORCIONAL AO MONTANTE INVESTIDO ATÉ UM LIMITE MÁXIMO RECOMENDADO ATRAVÉS DE UMA VERIFICAÇÃO TÉCNICA.

RENTABILIDADE / TARIFA CONTRATADA

TARIFAS F

SISTEMA DE AUTOCONSUMO INSTANTÂNEO - EMPRESARIAL

sistema de sutoconsumo empresas

NO GRÁFICO ACIMA VERIFICAMOS QUE A PRODUÇÃO É LIMITADA PELO CONSUMO, NUM SISTEMA DE AUTOCONSUMO SEM BATERIAS DE ARMAZENAMENTO O PONTO MÁXIMO DE RENTABILIDADE É ALCANÇADO QUANDO O DIMENSIONAMEMTO DO SISTEMA É FEITO DE FORMA A QUE A PRODUÇÃO ENERGÉTICA SUPRIMA A QUASE TOTALIDADE DAS NECESSIDADES SEM QUE EXISTA UM EXCEDENTE DE PRODUÇÃO FACE AO CONSUMO.

SISTEMA DE AUTOCONSUMO INSTANTÂNEO - RESIDENCIAL

sistema de sutoconsumo particularsNO SECTOR RESIDENCIAL AS HORAS DE CONSUMO ENERGÉTICO OCORREM FORA DAS HORAS DE PRODUÇÃO FOTOVOLTAICA, COMO TAL O DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO FICA LIMITADO À SUPRESSÃO DAS NECESSIDADES ENERGÉTICAS ESTÁVEIS AO LONGO DO DIA. NORMALMENTE PARA O SECTOR RESIDENCIAL A OPÇÃO POR KITS ENTRE 1 E 6 PAINÉIS É O INVESTIMENTO MAIS APROPRIADO E SE CONSTRANGIMENTOS LEGAIS.

Login

Register

You need to enable user registration from User Manager/Options in the backend of Joomla before this module will activate.