ESTE SISTEMA É INSTALADO QUANDO OCORRE UMA DAS SEGUINTES SITUAÇÕES:
a)Quando não é possível a instalação dos colectores solares no local adequado para o funcionamento do sistema de circulação natural,
b)Quando a capacidade do sifão tem de ser superior a 300 litros de água.
Em qualquer destas situações deve-se instalar uma bomba circuladora entre os colectores solares e o depósito para forçar a circulação da água.
Esta bomba é comandada por uma unidade de controlo que reage ao diferencial de temperatura entre a água à saída dos colectores (retorno) e a água na saída do depósito. Quando a água dos colectores estiver mais quente que a água do depósito, a bomba irá forçar a circulação da água.
No caso da temperatura da água nos colectores ser inferior à temperatura no depósito, devem ser instaladas válvulas de anti-retorno.
É também importante instalar uma válvula eliminadora de ar no ponto mais alto dos colectores para evitar a presença de ar no sistema.
Há que ter ainda em atenção o clima do local, a composição química da água e a pressão da rede. Assim podemos evitar futuros problemas com o uso de mecanismos de segurança para prevenir a congelação, a corrosão e facilitar o enchimento dos colectores à pressão pretendida.
Por outro lado, deve-se ter uma especial atenção aquando do levantamento técnico das necessidades de água quente para que haja um correcto dimensionamento da capacidade do(s) depósito(s) e no número de colectores solares a instalar.
CUIDADOS A TER APÓS A INSTALAÇÃO
Estes são alguns dos cuidados essenciais a ter após a instalação de um Sistema Térmico:
1.Abrir todos os pontos de consumo para retirar o ar das canalizações;
2.Inspeccionar as soldaduras e canalizações a fim de evitar rupturas;
3.Testar os componentes elétricos/mecânicos do sistema;
4.Verificar a temperatura definida no termóstato do depósito. Recomenda-se que a temperatura seja ajustada entre 40 e 50 graus Celsius.