Os sistemas de alarme de intrusão, são usados para sinalizar situações de perigo em instalações sob protecção, podem ainda operar como sinalizador de outros perigos, como alarme pessoal em caso de problemas de saúde ou assalto, detecção de incêndio, de fugas de gás, de inundação e outros eventos.
COMO FUNCIONA
Este tipo de sistemas são compostos por dispositivos periféricos colocados em locais estratégicos com o objectivo assegurar a protecção de determinados espaços, podendo ser complementados com dispositivos de alerta telefónico directamente para o proprietário ou para uma central especializada para o efeito.
TIPOS DE PROTECÇÃO
A proteção providenciada por este tipo de sistemas pode ser ao nível interior, com a instalação de detectores de movimento, contactos magnéticos colocados em portas e janelas ou uma conjugação dos dois sistemas.
A nível da protecção de Perímetro podem ser utilizadas várias tecnologias como barreiras de infravermelhos, a cercas de detecção, cabo enterrado.
A protecção Anti-furto é geralmente apropriada para espaços comerciais através da instalação de barreiras magnéticas junto das saídas.
Existem ainda os alarmes técnicos para detecção de contra incêndio, inundação, fugas de gás e outros perigos.
DISPOSITIVOS DETECTORES
Um detector é um dispositivo que, usando sensores, detecta um determinado tipo de violação e que a comunica ao painel de controlo.
- Detector de Movimento por Infravermelhos Passivos
- Detectores de Infravermelhos Activos
- Detector de Movimento
- Detector acústico de Quebra de Vidro
- Contacto Magnético
- Botão de pânico
- Detector de Inundação
- Detector de Gases
- Detector de Incêndio
- Barreiras de campo magnético